A nossa abordagem

Primeiro contato

No início da contratação dos nossos serviços é feito um orçamento baseado nos objetivos do cliente, assim como no programa definido, na região e nas condições morfológicas do local onde se irá implantar o nosso objeto.


Após a aceitação dos nossos honoràrios è efectuada uma visita ao local para ter conhecimento da realidade onde o novo projeto se insere e dar-se-á inicio aos trabalhos com o levantamento topográfico do local.


A elaboração de um projeto de arquitetura envolve várias disciplinas, a arquitetura e a engenharia civil são duas delas, mas a verdade é que existem muitas outras especialidades que o arquiteto tem de coordenar e englobar no projeto.


Todas estas especialidades têm de ser feitas a partir do projeto de arquitetura e coordenados pelo arquiteto.

O programa

Após a aceitação dos nossos honorários é elaborado um estudo programático baseado nas espectativas do cliente. Aqui são definidos elementos como o número de quartos, instalações sanitárias, tipo de cozinha, etc. as suas dimensões médias, equipamentos a incorporar etc.

Estudo prévio

Nesta fase são apresentados ao cliente os primeiros estudos, baseados nos elementos definidos no programa. São apresentadas ao cliente plantas e elementos tridimensionais interativos como o BIMx onde o cliente expões as suas preocupações e alterações ao projeto.

Ante projeto

Nesta fase são delineados com mais detalhe e exatidão todos os espaços constituintes do projeto, assim como alguns aspetos técnicos e funcionais da obra. Também esta fase é apresentada ao cliente e também aqui é ainda possível serem feitas alterações ao projeto.

Projeto de licenciamento

O projeto de licenciamento constitui todos os elementos necessários para submeter a aprovação junto das respetivas entidades reguladoras, como camaras municipais e entidades externas, quando necessário.

Projeto de execução

Esta fase tem início após a aprovação pela entidade camarária do projeto de licenciamento.

 

O projeto de execução para além de agrupar em si todos os projetos técnicos que são obrigatórios para a execução da obra, define o método construtivo, assim como todas as soluções construtivas a adotar em obra para facilitar e evitar possíveis incompatibilidades durante a construção. Este projeto normalmente é feito a uma escala que permita uma boa leitura de todas as peças desenhadas.

 

Também opcional é o desenho/arquitetura de interiores onde são desenhadas as instalações sanitárias e definido o mobiliário fixo e outros elementos que podem ser desenhados á medida e escolhidos em conjunto com o dono da obra.